História da Câmara Municipal

por Interlegis — última modificação 30/09/2022 16h59
Textos sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, entre outras.

Surgimento

Com a posse do primeiro prefeito eleito o senhor Tertuliano Alves Bandeira (Vice Hergino Francisco de Ataídes), que recebeu o comando do município em 1º de fevereiro de 1966, foram eleitos, também, os vereadores que iriam compor a primeira Câmara Municipal de Alvorada do Norte. Sendo eles: Licino Ferreira Cruz, pacífico Ferreira Dutra, Carlos Alberto Alves Dourado, Gabriel José da Silva, Roberto Sabino de Carvalho, Epaminondas Lucas Sobrinho e Osvalino Fernandes dos Anjos. Outros nomes, conforme pesquisa: José Francisco de Miranda, José de Souza, Jonas Franco da Costa, Alano Carlos do Nascimento e Nicolau Teodoro do Nascimento.

A Câmara de Vereadores não tinha um local definido para suas reuniões e sequer, a escolha do seu presidente dentre os sete vereadores, sendo que mais tarde, a presidência do legislativo recaiu, sobre o vereador Pacífico Ferreira Dutra e posteriormente com o vereador Nicolau Teodoro do Nascimento.Os vereadores não recebiam salários. Era o período da Ditadura Militar.

Com a implantação do regime militar, foi instituído somente dois partidos: ARENA e MDB. Neste ínterim, Alvorada do Norte, passava pela segunda eleição política, com dois candidatos ao executivo que eram do mesmo partido da ARENA, sendo eles: José Cardoso Filho e o seu Vice Marcionil Leandro de Sousa.

As eleições foram realizadas em 15 de novembro de 1969, com posse no dia 15 de fevereiro de 1970. Nesta mesma data, também, foi constituída a segunda Câmara de Vereadores, composta por Hélio Porfírio Botelho, José de Souza, José Francisco de Lima, Emílio Antunes de França, Ludugério Pereira Valverde, Pedro Roma Cunha, Otacília Alves Cardoso. Outros nomes: Roberto Sabino de Carvalho e Carlos Alves Dourado.

Ainda nesta legislatura, o segundo prefeito eleito senhor José Cardoso Filho renunciou ao cargo de prefeito, cabendo ao seu vice Marcionil Leandro de Sousa a finalização do mandato, administrando o município e governando até o final de 1973, que candidatando-se, após o afastamento de seis meses, conforme exigência da lei eleitoral, veio a obter vitória nas urnas, fazendo parte da história político-administrativa de Alvorada do Norte, como o terceiro prefeito eleito.

A terceira Câmara Municipal foi composta pelos vereadores: Alonso de Miranda, Cícero Bradão, Argemiro de Freitas Costa, José Caldeira de Moura, Osvalino Fernandes dos Anjos, Júlio José da Fonseca e José Pedro, fazendo parte da 3ª legislatura de 1973 a 1976.

Construção da sede própriaDurante vários anos a Câmara Municipal alugava imóvel para o seu funcionamento. Porém, na gestão administrativa do então prefeito Lázaro Ferreira Gonçalves do período de 1983-1988, um mandato de seis anos e, através do empenho e comprometimento do presidente da Câmara Municipal na época, o vereador Floripes Antônio Magalhães, vereadores e participação comunitária, com recursos do poder legislativo, a sede própria do parlamento foi construída e inaugurada em janeiro de 1987.Construção da sede própria

Foto atual do prédio sede

Fonte: SOUSA, Aderbal José/livro Memória histórica de Alvorada do Norte;
Arquivo da Câmara Municipal.